Fabricante israelense tem ampliado parceria globais para converter aviões de passageiros em cargueiros
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/12/2021, às 15h04 - Atualizado às 19h02
Demanda pela versão cargueira do 737-800 tem crescido em todo o mundo | Foto: Divulgação/IAI
A Israel Aerospace Industries (IAI) estabeleceu em Nápoles, na Itália, um centro de conversão para aviões de passageiros em cargueiros. A unidade de manutenção e conversão é parte de uma parceria com a Atitech, sendo o primeiro destinado a mudança nas configurações dos Boeing 737-700 e 737-800 na Europa.
O novo centro se une aos outros dois da IAI localizados na China, ampliando assim a capacidade de conversão do fabricante israelense. A aposentadoria de dezenas de aeronaves da família 737 Next Generation em todo o mundo ocorreu em paralelo com a alta demanda por transporte de carga aérea, tornando os aviões atraente do ponto de vista econômico e técnico para serem utilizados como cargueiros.
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Os 737-800 podem substituir especialmente frotas antigas, que ainda utilizam os veteranos Boeing 727F e mesmo os 757F, ainda que ofereça uma capacidade inferior ao último.
“A Atitech MRO foi escolhida como parceira de negócios para fornecer uma solução para o mercado europeu, também entre outros mercados”, explicou Yossi Melamed VP Executivo da IAI e Gerente Geral do Grupo de Aviação.
A Atitech MRO é uma empresa de manutenção e reparos mundialmente reconhecida, sendo certificada pela norte-americana FAA e pela europeia EASA, ambos Part 145. O centro de MRO fornecerá soluções em manutenção e renovação de aeronaves, convertendo aeronaves de passageiros em configuração de carga. Além disso, fornecerá treinamento e suporte em licenciamento e registro.
“Ao assinar este contrato com a IAI, retomaremos a atividade de alta tecnologia feita quando a North Capodichino Plant, hoje Atitech, pertencia à Aeronavali Venice e era especializada na conversão de DC8, DC10, MD10 e MD11”, comentou Gianni Lettieri, presidente da Atitech.
Um dos desafios da IAI em obter parceiros no exterior está na elevada complexidade no processo de conversão, que exige elevada capacidade técnica e financeira de seus parceiros. No início dos anos 2000 a Varig Engenharia e Manutenção (VEM) foi parceria da IAI, se especializado na conversão dos Boeing 767. Todavia, a TAP ME, que adquiriu a VEM em meados de 2006, suspendeu o processo alegando baixa viabilidade financeira do negócio.
“As conversões de cargueiros requerem grandes investimentos, tecnologia avançada, e pessoal qualificado, com grandes barreiras à entrada no setor. Com base em sua infraestrutura de MRO de classe mundial, Atitech vai converter em paralelo, duas aeronaves, em um nariz a cauda, contribuindo para fortalecer a competitividade da indústria de aviação italiana”, explicou Lettieri.
A IAI é um dos principais fabricantes de Israel, mundialmente reconhecido por seus projetos de alta tecnologia e por conversão de aeronaves, incluindo modelos de grande porte, como o Boeing 777-300ER. Além disso, a IAI por vários anos produziu aviões de negócios, como os Jet Commander, Westwind, assim como foi responsável pelos projetos dos jatos de negócios médios Astra e Galaxy, este último rebatizado como G200 após a venda do programa para a Gulfstream. Atualmente a IAI é responsável pela produção do Gulfstream G280.