Honeywell fornecerá sistema térmico para eVTOL da Lilium

A Honeywell fornecerá o seu sistema de gerenciamento térmico para o Lilium Jet, o eVTOL da alemã Lilium

Por Marcel Cardoso Publicado em 04/12/2023, às 14h55

A produção do Lilium Jet deve começar no início de 2024 - Divulgação

A alemã Lilium escolheu a Honeywell para fornecer seu sistema de gerenciamento térmico para a sua aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL): o Lilium Jet.

O MicroVCS (sistema de ciclo de vapor) otimizará o resfriamento da cabine e gerenciará as temperaturas da bateria elétrica da aeronave, ambas funções críticas para permitir um voo mais eficiente e sustentável, além de contar com aviônicos, motores elétricos e controles de voo do fabricante.

A tecnologia permite que o sistema seja 22% mais leve do que os sistemas convencionais de resfriamento de ciclo de vapor baseados em compressores de parafuso ou scroll. Essa economia de peso evita 9.900 libras (4.490 kg) de emissões de CO2 por ano em uma aeronave de Mobilidade Aérea Avançada, de acordo com a Honeywell.

Essa tecnologia é ideal para veículos de mobilidade aérea avançada, mas sua versatilidade também permite que ela seja perfeitamente integrada a outras aplicações, como aviação executiva e aeronaves de defesa”, disse Yves Yemsi,  disse o diretor de operações da Lilium.

A produção das primeiras unidades do Lilium Jet deve começar no início de 2024.

Evtol Honeywell Lilium sistema Lilium Jet térmico

Leia também

eVTOL alemão deu mais um passo para obtenção de certificação na Europa
Honeywell e Hyundai criarão estação para testar aeronaves não tripuladas