Helicópteros terão novas normas para redução de ruídos

Termo de Ajustamento de Conduta entre o MP-RJ e empresas de helicópteros visa a redução de ruídos pelos helicópteros

Por Micael Rocha Publicado em 11/09/2024, às 08h03

TAC foi assinado entre empresas de voos panorâmicos e o Ministério Público do Rio - Divulgação

A partir desta semana, entra em vigor no Rio de Janeiro o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre empresas de voos panorâmicos e o Ministério Público, com o objetivo de reduzir o impacto do ruído e garantir a continuidade dos voos na cidade.

O acordo foi firmado por nove empresas, entre elas a Bluesky Táxi Aéreo e a Helisul Táxi Aéreo, que se comprometeram a seguir regras como a manutenção de alturas mínimas de voo e distâncias específicas em relação à orla e a monumentos, como o Cristo Redentor. As operações aéreas seguirão rotas predeterminadas para minimizar o impacto sobre áreas residenciais.

O TAC também determina a criação de uma associação que será responsável pela fiscalização das empresas participantes, além de exigir a implementação de treinamentos voltados para a conformidade com as novas regras. Esses treinamentos serão realizados em parceria com a Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe).

O acordo tem validade inicial de um ano. Durante esse período, as empresas deverão operar sob as novas normas com o objetivo de equilibrar o turismo aéreo e o conforto dos moradores das áreas impactadas.

TAC voos panorâmicos voos panorâmicos Rio de Janeiro aviação civil Rio de Janeiro Termo de Ajustamento de Conduta aviação ruído voos helicópteros

Leia também

Viagem de volta ao mundo em helicóptero pode ser feita em 100 dias
Novo curso de instrutores de voo é oferecido pela Robinson Helicopter