Aeronaves transportaram indígenas yanomami com grave quatro de saúde para tratamento médicos adequados
Redação Publicado em 25/05/2023, às 16h05
Helicópteros do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira realizaram nesta semana a Evacuação Aeromédica (EVAM) de seis indígenas yanomami que estavam com saúde debilitada.
Na segunda-feira (22), um H-36 Caracal, da FAB, foi acionado de Boa Vista, em Roraima, para resgatar uma duas indígenas com grave risco de morte. A aeronave voou noventa minutos até a região de Surucucu.
As pacientes foram acomodadas no helicóptero, que tinha a bordo dois médicos e dois enfermeiros, retornando para Boa Vista, onde pousaram às 22h10 e foram encaminhadas para um hospital local. O voo ocorreu sobre condições meterologicas adversas e foi utilizado o equipamento de visão noturna (NGV, na sigla em inglês), que permite maior segurança operacional.
Menos de 48 após a missão de resgate da FAB, a aviação do Exército foi acionada para uma EVAM de outros quatro yanomamis com saúde debilitada.
A operação ocorreu na quarta-feira (24), e os transportou de Toxahipi e Xocori para Surucucu, utilizando um HM-1 Pantera, do Quarto Batalhão de Aviação do Exército (4° BAvEx).