Helicóptero da NASA voa com sucesso em Marte

Aeronave autônoma realizou um voo experimental de trinta segundos

Por Gabriel Benevides Publicado em 19/04/2021, às 14h30

Sombra do helicóptero Ingenuity durante seu voo em Marte

O helicóptero Ingenuity se tornou a primeira aeronave a fazer um voo em outro planeta. A equipe de engenharia do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), da Nasa e que conduz as missões de exploração em Marte, confirmou a operação bem-sucedida do pioneiro voo.

Alimentado por energia solar, o Ingenuity é um pequeno helicóptero do tamanho de um drone, que foi enviado para Marte para avaliar a possibilidade de voos no planeta vizinho e viajou ao lado do rover Perseverance.

Dados de altímetro indicaram que o helicóptero atingiu uma altitude máxima de 3 metros, se mantendo em voo estável por 30 segundos. Em seguida, desceu para tocar suavemente a superfície de Marte após registrar um total de 39,1 segundos de voo. A Nasa disse que em breve anunciará mais detalhes sobre o teste.

Antes de realizar o voo, a Ingenuity realizou por uma severa bateria de testes, envolvendo atualizações de software e avaliações sobre a sua operação em baixas temperaturas e com poeira sobre seus painéis solares.

A Nasa realizará nos próximos dias um novo voo com o seu helicóptero, prevendo um deslocamento oval de 30 metros. A demonstração ocorrerá utilizando o sistema autônomo de orientação, navegação e controle de bordo.

Pela distância entre a Terra e Marte, as informações e dados sofrem um atraso médio de vinte minutos, exigindo assim que todas as operações sejam previamente carregadas no sistema, para uma execução autônoma do veículo. Assim, o Ingenuity não pode ser pilotado com um joystick a partir da Terra, e seu voo não foi observado em tempo real.

O sistema é executado por algoritmos com os dados enviados e devolvidos do Planeta Vermelho usando uma vasta rede de satélites e antenas de alta capacidade da Nasa.

aeronave notícias de aviação avião aviação Nasa helicóptero JPL Ingenuity Mars Rover Marte