H-36 Caracal auxiliou no resgate de atleta que ficou preso a 80 metros do solo
Por André Magalhães Publicado em 13/05/2022, às 11h15
Um helicóptero H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira auxiliou no resgate de um atleta que praticava parapente no município de Caicó, no Rio Grande do Norte, nessa quinta-feira (12).
FAB realizou um resgate ontem (12/5) no Rio Grande do Norte.
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) May 13, 2022
A vítima resgatada foi um atleta que praticava parapente e, durante a atividade, caiu e ficou preso, a 80 metros do solo, no município de Caicó.
Acesse https://t.co/suYU8Bv1hf e saiba mais!#FAB #AsasQueProtegemOPaís pic.twitter.com/8wRjxVig3u
A vítima ficou presa a cerca de 80 metros em meios aos fios de alta tensão, o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas verificando a situação, solicitou auxilio do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) que acionou um helicóptero H-36 (do esquadrão 1°/8° GAV).
A aeronave decolou da base aérea de Natal por volta das 11h30 e se deslocou para o local. Foram cerca de 40 minutos todo o processo de resgate. Por fim, o aleta foi resgatado com consciência dos fios de alta tensão.
"Essa dificuldade elevou o nível de complexidade da missão, mas todos os materiais empregados possibilitaram a tomada de decisão adequada para realizar o resgate", ressaltou, Nildon Kelm Júnior o sargento da FAB tripulante do Caracal.
A FAB mantém aeronaves em pronta respostas para missões de busca e salvamento como estas, ou mesmo envolvendo aeronaves e barcos.
A doutrina e prática é mantida sempre em dia, tanto que a FAB finalizou recentemente um grande exercício de Busca e Salvamento em Santa Catarina.
O treinamento em conjunto com outras unidades da força envolveu a participação de outras aeronaves,como : P-3 AM Orion, P-95 Bandeirante Patrulha, C-130 Hércules, SC-105 Amazonas, H-60 Black Hawk, além de outras.