Helicóptero Bell 407B havia decolado do aeroporto de Congonhas e caiu cinco minutos depois, perto do ponto de partida
Por Marcel Cardoso Publicado em 19/10/2022, às 12h04 - Atualizado às 16h54
Um helicóptero Bell B407 caiu na manhã de hoje (19) na região do Campo Belo, próximo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Atualizando a ocorrência postada de queda de aeronave pela Av Túlio Teodoro, 6 - Campo Belo, 9 vtrs, pequenos focos extinto , 2 vítimas, sendo : vit 1: masculino, adulto, piloto, sos pelo Águia 23 ao HC e vít 2: masculino, adulto, frautra em membro inferior, sos pelo SAMU ao
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) October 19, 2022
Segundo o Corpo de Bombeiros, nove viaturas foram deslocadas para o local. Duas pessoas foram resgatadas com vida e posteriormente hospitalizadas.
A aeronave de matrícula PP-BDL havia decolado de CGH por volta das 10h45 (Brasília). De acordo com informações do site de rastreamento de voos Flightradar24, três minutos após a partida, ela fez um círculo e teria tentado retornar ao aeroporto, mas caiu em uma área de lazer do Parque da Rocinha, por volta das 10h50.
Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero pertencia a uma indústria química e estava em situação regular, sendo apenas vetado o serviço de táxi aéreo.
Em nota, o Comando da Aeronáutica informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) foram acionados para realizar a chamada Ação Inicial da ocorrência.
O documento diz ainda que "na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realizam a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação. O objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes."