Helicóptero Bell 505 fez primeiro voo com combustível 100% sustentável

O Helicóptero Bell 505 é o primeiro monomotor a fazer um voo com SAF

Por Marcel Cardoso Publicado em 22/02/2023, às 09h10

O combustível utilizado não possui qualquer mistura com derivados do petróleo - Bell Textron

Um helicóptero Bell 505 fez um voo abastecido exclusivamente por combustível de aviação sustentável, sendo o primeiro monomotor de asas rotativas a fazê-lo, ontem (21), nos Estados Unidos.


O SAF foi feito com óleo de cozinha usado e outras matérias-primas de base biológica, misturado com um componente aromático feito de açúcares vegetais renováveis. "Este voo é uma conquista monumental para a sustentabilidade e descarbonização na indústria de helicópteros", disse o vice-presidente executivo de Negócios Comerciais da Bell, Michael Thacker.

A própria frota de treinamento e aeronaves de demonstração da Bell atualmente usa o combustível sustentável em suas operações. O fabricante informou que está orientando conversas dos clientes em torno de sua implementação e monitora os testes SAF em uma unidade dedicada com a Safran Helicopter Engines, fabricante do motor. 

O helicóptero Bell 505 é uma aeronave de cinco lugares, usando um conjunto de aviônicos Garmin G1000H NXi totalmente integrado e um motor Safran Arrius 2R com um Fadec de canal duplo.

Combustível SAF helicóptero Bell óleo

Leia também

Aviação de asas rotativas da FAB comemorou 59 anos
EUA escolhe aeronave para substituir o Black Hawk