Há 30 anos a ação de crianças derrubou um Airbus A310

Em 23 de março de 1994, um Airbus A310-300 com 75 pessoas a bordo caiu na Rússia após crianças terem sido levadas para o cockpit

Por Marcel Cardoso Publicado em 25/03/2024, às 07h25

O acidente com o voo 593 da Aeroflot não deixou sobreviventes - Reprodução

Um acidente envolvendo um Airbus A310-300 da Aeroflot, na Rússia, completou trinta anos no último sábado (23). Na ocasião todos as 75 pessoas que estavam a bordo perderam a vida.

O Airbus A310 de matrícula F-OGQS, estava em operação na principal companhia aérea russa desde dezembro de 1992 e seguia de Moscou (SVO) para o hoje extinto aeroporto de Kai Tak (HKG), em Hong Kong, quando o avião voou sem controle até o impacto com o solo.

#OTD in 1994: Aeroflot Flight 593, an A310, crashes in Kemerovo (Russia), all 75 aboard die. Captain seated his 16-y-o son at the controls, who unknowingly disengaged autopilot, which was unnoticed by pilots. This led jet to a bank and dive from which crew were unable to recover. pic.twitter.com/PBKeiJAXvj

— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) March 22, 2023

Os investigadores descobriram que uma criança, os filhos do comandante, estava no cockpit e deliberadamente foram instruídos a operar com o manche do avião, que em dado momento sofreu uma força suficiente para desacoplar parcialmente o piloto automático, colocando o avião em uma leve curva.

Na ocasião havia poucos meses que a Aeroflot estava operando aviões ocidentais, deixando sua legado com aeronaves soviéticas. As diferenças conceituais entre o Airbus e os modelos até então utilizados pela empresa aérea podem ter levado aos pilotos não compreenderem os alertas de cabine e como operar corretamente o avião. Além disso, o piloto automático havia perdido apenas o controle dos ailerons, mantendo as demais funções, algo não compreendido no cockpit.

Segundo o relatório final divulgado em abril de 1995, as crianças e posteriormente o copiloto, aplicaram forças de controle que inibiram o funcionamento do piloto automático, que foi desconectado e autou diretamente na posição do aileron, comandando um suave movimento de rolagem da aeronave, que se agravou após a confusão na cabine.

O impacto com o solo aconteceu aproximadamente dois minutos depois dos pilotos notarem que o avião voava sem o piloto automático, caindo em uma cordilheira localizada no sul da Rússia. A velocidade do choque com o terreno espalhou destroços por uma área de aproximadamente vinte quilômetros quadrados, não deixando sobreviventes.

A Aeroflot teve, ao todo, quatorze A310 em sua frota, que operaram sem incidentes graves entre 1992 e 2005. O avião envolvido no acidente pertencia a frota da Air France, mas havia sido alugado para a Aeroflot.

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