Em evento especial o fabricante norte-americano realizou a apresentação de dois modelos simultaneamente
Marcel Cardoso Publicado em 05/10/2021, às 06h10 - Atualizado às 14h31
Gulfstream lançou simultaneamente dois aviões em cerimônia realizada na sede em Savannah - Foto: Divulgação
A Gulfstream apresentou em uma transmissão ao vivo, na noite de segunda-feira (4), dois novos jatos executivos apostando no crescimento do mercado de aviação executiva. O G800, com alcance superior aos 14.000 quilômetros, será o maior modelo da família. Já o G400, de cabine larga, é voltado para voos de médio curso.
Flapper e Electra fecham acordo para operação de aeronaves elétricas
O G800 oferece uma cabine superior ao G700, com capacidade para até 19 passageiros, com opção de três ou quatro áreas de convivência. O modelo é equipado com os motores Rolls-Royce Pearl 700, oferecendo possui alcance de 14.816 km voando a Mach 0,85 ou 12.964 km em Mach 0,90. A velocidade máxima é similar de seus irmãos mais velhos, com Mach 0.925.
O G400, por sua vez, é o mais novo da categoria, utilizando uma série de tecnologias e conceitos oriundos dos jatos maiores da Gulfstream, oferecendo a maior cabine da categoria. O avião terá alcance máximo de 7.700 quilômetros, podendo voar sem escalas entre São Paulo e Miami. A aeronave tem capacidade para até doze passageiros, sendo equipado com os motores Pratt & Whitney PW812GA.
G800 é derivado da plataforma que deu origem ao G650 e G700, oferecendo maior alcance
Ambos os modelos são equipados com o Gulfstream Symmetry Flight Deck, com controle de voo ativo, além de contar com dez displays touch-screen, inclusive no overhead. No G800, os displays duplos apresentam o novo Sistema de Visão Combinada (CVS) da Gulfstream, que une o Enhanced Flight Vision System (Efvs) e o Synthetic Vision System (SVS) em uma única imagem, aumentando a consciência situacional do piloto e o acesso a mais aeroportos em todo o mundo. As primeiras entregas do G800 estão previstas para começar em 2023 e as do G400 para 2025.
O lançamento acontece menos de um mês após a rival Bombardier ter apresentado o Challenger 3500, que já possui um grande pedido de 20 aeronaves e entrará em operação antes dos dois modelos da Gulfstream, no segundo semestre de 2022.