Guia de transporte aéreo de pets foi lançado por associações do setor

Abear, IATA, ALTA e Jurcaib lançaram um guia de transporte aéreo de animais de estimação

Por Marcel Cardoso Publicado em 18/12/2024, às 08h08

O guia integra o plano de transporte aéreo de animais, do Ministério de Portos e Aeroportos - Divulgação

Quatro entidades do setor aéreo lançaram na última terça-feira (17), um guia de orientações para transporte aéreo de cães e gatos, com material desenvolvido com base nos códigos de conduta da Agência Nacional de Aviação Civil e da Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA.

O guia integra o plano de transporte aéreo de animais, do Ministério de Portos e Aeroportos, e estabelece critérios de segurança aplicáveis a todas as etapas do transporte de animais. As associações destacam a necessidade de acesso a informações claras para assegurar viagens seguras para tutores e animais.

O documento também busca fortalecer a cooperação entre governo e empresas aéreas. Entre os tópicos abordados no guia estão a escolha de contêineres adequados, as políticas específicas de companhias aéreas, a preparação dos animais para o voo, os cuidados durante a viagem, como alimentação e hidratação e informações sobre documentação e regulamentação.


O lançamento desse guia simboliza a sinergia entre as entidades do setor, governo federal e consumidores, que agora terão um documento de fácil acesso com orientações para o transporte de pets. A segurança operacional é um princípio fundamental do modal aéreo, e o guia reforça este compromisso”, disse Jurema Monteiro, presidente da Abear.

O guia está disponível para consulta pública nos canais oficiais das associações participantes.

Transporte aéreo de animais guia transporte de pets regulamentação transporte aéreo segurança para pets no avião IATA transporte animais

Leia também

Produção de combustível de aviação sustentável será menor que o previsto
Após cinco anos, Azul volta a se associar à Abear