Sistema deverá atuar em situações que exigem rápida resposta ou ofereçam risco imediato as equipes de socorro
Por Gabriel Benevides Publicado em 10/08/2020, às 17h00 - Atualizado às 18h07
Aeronave não tripulada deverá atar em conjunto com a frota de helicóptero e aviões da guarda costeira britânica
A Guarda Costeira do Reino Unido, responsável por executar buscas e salvamentos marítimos ao redor do arquipélago britânico, usará aeronaves não-tripuladas em apoio às missões de busca e resgate da corporação.
Serão utilizados os Camcopter S-100, um veículo aéreo não tripulado de origem austríaca que realizará missões de apoio no mar e nas montanhas ao norte do País de Gales. Objetivo é validar os benefícios de aeronaves sem pilotos em situações que demandam uma maior agilidade de resposta, além de oferecer maiores riscos para as equipes de socorro.
O drone ainda deverá fornecer novas opções de patrulha de segurança nas praias do Reino Unido. Atualmente a guarda costeira britânica utiliza os helicópteros Sikorsky S-92, Leonardo AW139 e AW189, configurados exclusivamente para busca e resgate. A entidade ainda conta com uma pequena frota de aviões, incluindo os Cessna 404, Cessna 310, Cessna 402 e Cessna Caravan II, que são responsáveis por vigiar questões ambientais e prever apoio as buscas e salvamentos.
Inicialmente o Camcopter-100 trabalhará em apoio às aeronaves de asas rotativas aos finais de semana, fazendo parte dos esforços da Agência Marítima e da Guarda Costeira do Reino Unido em regulamentar o uso de veículos não tripulados para uso exclusivo em missões de busca e salvamento (SAR, sigla em inglês). A intenção é no futuro lançar uma segunda geração de aeronaves autônomas que possam realizar missões SAR, já a partir de 2024.