Guarda costeira britânica realiza teste com aeronaves não tripuladas

Sistema deverá atuar em situações que exigem rápida resposta ou ofereçam risco imediato as equipes de socorro

Por Gabriel Benevides Publicado em 10/08/2020, às 17h00 - Atualizado às 18h07

Aeronave não tripulada deverá atar em conjunto com a frota de helicóptero e aviões da guarda costeira britânica

A Guarda Costeira do Reino Unido, responsável por executar buscas e salvamentos marítimos ao redor do arquipélago britânico, usará aeronaves não-tripuladas em apoio às missões de busca e resgate da corporação.

Serão utilizados os Camcopter S-100, um veículo aéreo não tripulado de origem austríaca que realizará missões de apoio no mar e nas montanhas ao norte do País de Gales.  Objetivo é validar os benefícios de aeronaves sem pilotos em situações que demandam uma maior agilidade de resposta, além de oferecer maiores riscos para as equipes de socorro.

O drone ainda deverá fornecer novas opções de patrulha de segurança nas praias do Reino Unido. Atualmente a guarda costeira britânica utiliza os helicópteros Sikorsky S-92, Leonardo AW139 e AW189, configurados exclusivamente para busca e resgate. A entidade ainda conta com uma pequena frota de aviões, incluindo os Cessna 404, Cessna 310, Cessna 402 e Cessna Caravan II, que são responsáveis por vigiar questões ambientais e prever apoio as buscas e salvamentos.

Inicialmente o Camcopter-100 trabalhará em apoio às aeronaves de asas rotativas aos finais de semana, fazendo parte dos esforços da Agência Marítima e da Guarda Costeira do Reino Unido em regulamentar o uso de veículos não tripulados para uso exclusivo em missões de busca e salvamento (SAR, sigla em inglês). A intenção é no futuro lançar uma segunda geração de aeronaves autônomas que possam realizar missões SAR, já a partir de 2024.

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