Greve fez TAP cancelar quase metade de voos

Greve fez TAP cancelar quase metade de voos programados para os dias 8 e 9 de dezembro

Por Marcel Cardoso Publicado em 24/11/2022, às 07h46

Sindicato e companhia aérea não chegaram a um acordo para novos contratos de tripulantes - AERO Magazine/Luís Neves

Uma greve de tripulantes da TAP Air Portugal nos dias 8 e 9 de dezembro fez com que a companhia cancelasse quase 50% dos voos programados para estas datas.

Sindicatos e a própria TAP não chegaram a um acordo, depois que os trabalhadores não concordaram com a mais recente proposta contratual, que propõe flexibilidade na jornada de trabalho e cortes salariais, em meio a uma crise de falta de pessoal nos aeroportos e de uma inflação que atingiu os dois dígitos em boa parte da Zona do Euro este ano.

Os passageiros com voos marcados para as datas do movimento grevista poderão remarcar as viagens sem custo, entre a próxima segunda-feira (28) e o dia 19 de dezembro. Em uma coletiva de imprensa realizada ontem (23), a CEO da TAP, Christine Ourmieres-Widener, informou que os cancelamentos terão impacto de US$ 8,3 milhões (R$ 44,5 milhões) nas suas receitas.

Este novo transtorno em uma companhia aérea europeia é mais um capítulo entre sindicatos e o setor, que exigem melhores condições de trabalho e reajustes salariais. Na última semana, comissários da Air France avisaram que poderão parar na semana do Natal, pleiteando algo semelhante.

Cancelamento Voos Contrato TAP Tripulantes Greve Sindicato salários

Leia também

TAP Air Portugal pode ser privatizada novamente
Movimento entre Portugal e Brasil aumentou em seis vezes