Greve de funcionários cancelou cerca de 300 voos em aeroporto da capital da Alemanha
Por Marcel Cardoso Publicado em 25/01/2023, às 08h39
Cerca de 300 voos previstos para hoje (25) no principal aeroporto de Berlim, capital da Alemanha, foram cancelados por conta de uma “greve de advertência” promovida por funcionários.
Für kommenden Mittwoch, den 25.01.2023, rechnet die Flughafengesellschaft nach dem angekündigten Warnstreik der Gewerkschaft ver.di mit massiven Auswirkungen auf den Flugbetrieb am BER. Bitte informieren Sie sich bei Ihrer Airline. pic.twitter.com/nvmg0OTWyO
— BER – Berlin Brandenburg Airport (@berlinairport) January 23, 2023
Segundo a imprensa alemã, este é o maior número de voos cancelados dos últimos cinco anos no país, afetando 35 mil passageiros, que tiveram suas viagens remarcadas para o dia seguinte ou realocados para trens de alta velocidade. Os trabalhadores estão exigindo aumento salarial de € 500 (R$ 2.792) e serviços de assistência em escala.
Movimentos grevistas se tornaram comuns nos aeroportos europeus nos últimos meses, à medida que o setor vem se recuperando da pandemia de covid-19, que impôs a mudança de contratos de trabalho com salários menores e condições de trabalhos precárias.
Pelo mesmo motivo, em 2022, funcionários de solo e pilotos da Lufthansa fizeram duas paralisações de 24 horas na Alemanha, forçando a companhia a fechar um acordo com um sindicato local, o que inclui um “extenso" pacote de questões monetárias e estruturais.