Governo dos EUA poderá autorizar a venda do caça furtivo F-35 Lightning II para mais países europeus
Por André Magalhães Publicado em 24/06/2022, às 13h30
A Grécia e a República Tcheca demonstraram interesse na compra dos caças F-35 Lightning II. A informação foi confirmada por JR McDonald, chefe de desenvolvimento do F-35 da Lockheed Martin.
No caso dos gregos, os caças F-35 devem complementar a capacidade da força aérea, que está adquirindo 18 caças Dassault Rafale, da França. Embora sejam caças de elevada capacidade, a maior parte dos Rafale vendidos aos gregos são unidades de segunda mão, e com uma geração de sistemas anterior a disponível em aviões mais recentes, em especial aos F-35.
Já no leste europeu, a República Tcheca poderia substituir seus Saab Gripen C pelo moderno caça norte-amaricano. Um dos entraves neste caso é o elevado custo operacional do F-35, que pode restringir as capacidades da força aérea tcheca em atender aos padrões mínimos da Otan.
Contudo, ainda não houve uma decisão final de ambos sobre a compra do F-35. Além disso, embora o caça tenha obtido diversos novos contratos no exterior, sua venda deverá ser aprovada pelo governo dos Estados Unidos. A aeronave, considerada o caça mais moderno em atividade, é operado na Europa, Oriente Médio e Ásia.
As aquisções mais recentes do F-35 foram a Finlândia, com 64 caças; e a Alemanha com outras 33 unidades. Tais pedidos encomendas aconteceram em meio a Guerra da Ucrânia. A expectativa é que o Canadá também confirme o pedido para o caça.