CEO e presidente do conselho da TAP foram demitidos por ‘justa causa’ pelo governo de Portugal, ex-SATA assume cargos executivos
Por Wesley Lichmann Publicado em 07/03/2023, às 10h12
O governo de Portugal anunciou ontem (6), o afastamento da CEO da TAP, Christine Ourmière-Widener, e do presidente do conselho de administração da companhia, Manuel Beja.
A decisão foi comunicada em coletiva de imprensa do ministro de Infraestruturas, João Galamba e do ministro de Finanças, Fernando Medina.
A exoneração dos executivos da TAP ocorre depois de um escândalo envolvendo uma indenização de 500 mil euros dada a Alexandra Reis, ex-membro do conselho de administração da companhia aérea estatal, que também chegou a ser nomeada secretária de Estado do ministro Fernando Medina.
Ourmières-Widener e Beja foram demitidos por ‘justa causa’, e não vão receber qualquer indenização do Estado. Ambos estavam a frente da TAP desde junho de 2021.
De acordo com Fernando Medina, o governo pretende privatizar a companhia aérea em breve. Ainda segundo o ministro, "o governo toma decisões que considera necessárias para o bom funcionamento da TAP e para um virar de página."
O novo CEO da TAP Air Portugal será Luís Rodrigues, atual presidente da SATA, que assumirá os dois postos temporariamente. Nos próximos meses, um novo presidente será nomeado pelo governo português para assumir a presidência do conselho de administração.
O novo quadro executivo, continuará a reestruturação da companhia e conduzirá o processo de privatização da TAP, além de devolver a confiança e integridade da principal companhia aérea do país.