Medida será válida a partir do próximo dia 10 de maio e contempla todos os passageiros e tripulantes
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 04/05/2020, às 15h00 - Atualizado às 16h19
A Gol notificou que a partir do próximo domingo (10), passará a requerer o uso de máscaras por seus passageiros em todos os voos, seguindo a medida já válida para a totalidade dos funcionários.
A companhia afirma que está agindo com base nas informações científicas mais recentes e nas recomendações de diversos órgãos públicos pelo Brasil e pelo mundo. O objetivo é ampliar a segurança a bordo dos aviões e aeroportos, somando a proteção aos processos de sanitização padrão na aviação.
“Nossos levantamentos realizados nos últimos dias mostram que mais de 90% das pessoas que embarcam nos aviões da companhia já usam máscaras. O índice evidencia que essa medida também se caracteriza pelo respeito e pela empatia, promovendo de forma enfática o preceito ético que sempre nos orientou: quando se trata de segurança, o individual nunca se sobrepõe ao coletivo”, afirma Paulo Kakinoff, presidente da GOL.
A Gol tem distribuído também luvas e máscaras de forma constante aos seus funcionários, além de manter à disposição, nas aeronaves, álcool em gel para a tripulação e passageiros. Além disso, adotou novos procedimentos de distanciamento social durante o processo de embarque e a bordo, além do fechamento das salas Vip dos aeroportos e suspensão do serviço de cabine.
A Gol ainda afirmou em nota que desde que os primeiros casos da COVID-19 foram notificados no Brasil, os já padrões de sanitização das cabines foram reforçados durante o tempo em solo e intensificados durante os pernoites, com atenção redobrada à limpeza dos assentos e dos braços das poltronas, dos cintos de segurança, das bandejas, do piso e das paredes.
O processo noturno, quando o avião não deverá cumprir um novo voo por várias horas, inclui o uso de desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso intenso na cabine, incluindo a dos pilotos.
Por fim, os aviões comerciais utilizam um filtro de ar HEPA, que elimina 99,7% das micropartículas a bordo, produzindo a cada 4 minutos, em média, a circulação de um ar sempre mais puro a bordo.