Apenas dois dos quinze Boeing 737 MAX planejados para este ano foram entregues à Gol Linhas Aéreas
Por Wesley Lichmann Publicado em 17/11/2023, às 13h10 - Atualizado em 19/11/2023, às 17h15
A Gol Linhas Aéreas recebeu anteontem (15), no aeroporto de Confins, na grande Belo Horizonte, seu quadragésimo Boeing 737 MAX, dando continuidade ao plano de renovação de sua frota.
O 737 MAX 8 matrícula PS-GRA, número de série (MSN) 44031, deve entrar na malha da Gol nos próximos dias. A aeronave segue a configuração padrão adotada pela companhia e dispõe de 186 assentos.
Devido aos atrasos nas entregas, a empresa reduziu sua projeção de frota para o ano inteiro de 2023. A companhia esperava receber quinze jatos de fuselagem estreita, mas apenas dois exemplares foram entregues.
A transportadora estima encerrar este ano com uma frota ativa entre 110 a 114 aviões, frente orientação anterior que previa de 114 a 118 aeronaves.
O ritmo lento das entregas do MAX decorre de furos fora das especificações identificados na antepara traseira da aeronave. A Boeing intensificou o escopo das inspeções relacionadas ao defeito em conjunto com a Spirit Aerosystems, empresa responsável por 70% da estrutura do jato, incluindo sua fuselagem.
A Gol encerrou o terceiro trimestre com uma frota contratual composta por dezessete 737-700, oitenta 737-800, 39 737 MAX 8, além de cinco 737-800BCF dedicados ao transporte de cargas. Um sexto 737 convertido em cargueiro foi entregue em outubro.