Gol pode sair da recuperação judicial em junho

Gol revisa projeções financeiras com receita estimada em R$ 22,7 bilhões em 2025 e adia saída da recuperação judicial para junho

Por Marcel Cardoso Publicado em 05/05/2025, às 09h13

Companhia aérea estima receita de até R$ 22,7 bilhões em 2025 e confirma novo cronograma para aporte de capital e financiamento de saída - Guilherme Amâncio

A Gol Linhas Aéreas atualizou, nesta segunda-feira (5), suas projeções financeiras como parte do processo de financiamento para a saída do Chapter 11, regime de recuperação judicial nos Estados Unidos. A companhia adiou a previsão de conclusão do processo para o início de junho e revisou o cupom esperado do financiamento.

As novas estimativas substituem o plano quinquenal divulgado em janeiro deste ano e incorporam dados efetivos de 2024, bem como ajustes com base em tendências recentes de mercado e negociações com credores. Também houve revisão do cupom esperado desse financiamento e adiamento da previsão de saída do Chapter 11, para o início de junho.

Para o exercício de 2025, a companhia prevê uma Receita Líquida Total entre R$ 22,1 bilhões e R$ 22,7 bilhões, além de um Ebitda estimado entre R$ 5,7 bilhões e R$ 5,9 bilhões. As projeções também indicam expectativas de crescimento de receita até o primeiro trimestre de 2026, refletindo uma demanda mais robusta nas reservas e contratos firmados recentemente.

As atualizações incluem a incorporação do acordo firmado com um grupo ad hoc de detentores de bônus com vencimento em 2026. Esses investidores se comprometeram a adquirir US$ 125 milhões (R$ 704,6 milhões) dos US$ 1,9 bilhão (R$ 10,7 bilhões) previstos no financiamento de saída (“Exit Debt Financing”). 

Além disso, a Gol ajustou o cronograma de aportes de capital próprio. Os investimentos de até US$ 330 milhões (R$ 1,86 bilhão) por parte de parceiros estratégicos estão previstos para ocorrer nos seis meses após a saída do Chapter 11. Desse total, até US$ 180 milhões (R$ 1,01 bilhão) poderão ser usados para antecipar parte do pagamento do financiamento de saída.

A companhia também divulgou dados financeiros preliminares e não auditados referentes ao primeiro trimestre de 2025. A margem Ebitda esperada é de aproximadamente 27%, em linha com o mesmo período do ano anterior. A receita unitária por passageiro deve crescer cerca de 5%, enquanto a receita unitária total deve registrar alta de 6% na comparação anual.

As projeções, segundo a empresa, são baseadas nas informações atualmente disponíveis e estão sujeitas a riscos e incertezas que podem afetar os resultados finais.

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