Gol e Boeing firmam novos acordos durante processo de reestruturação nos EUA
Por Marcel Cardoso Publicado em 08/04/2025, às 09h14
A Gol Linhas Aéreas anunciou na noite da última segunda-feira (7), que o Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York aprovou a celebração de uma série de acordos com a Boeing.
Segundo um comunicado para os investidores, os acordos foram firmados após negociações "em bases estritamente comerciais" no âmbito do processo de recuperação judicial iniciado nos Estados Unidos ("Chapter 11"). A companhia aérea acrescentou que a aprovação se refere à celebração dos acordos tanto pela própria Gol quanto por suas subsidiárias.
Os termos específicos dos contratos não foram divulgados. Há ainda pedidos ativos para cerca de noventa Boeing 737 MAX.
O grupo Comporte, fundador da Gol Linhas Aéreas, foi o vencedor do leilão de concessão da Linha 13-Jade, que possui um serviço expresso do aeroporto de Guarulhos (GRU) para a região central de São Paulo.
O certame aconteceu no fim de março, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O grupo, que teve como única concorrente a CCR, também irá controlar a Linha 12-Safira, que permite transferência com a Linha 13-Jade, na estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste da capital paulista, além da Linha 11-Coral.
O contrato de concessão prevê investimentos de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos. Nele, também está incluída uma nova parada, no serviço expresso, na futura estação Gabriela Mistral, também na Zona Leste, que permitirá transferências para a também futura expansão da Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.