Acordo prevê o uso de seis Boeing 737-800 cargueiro pelo Mercado Livre
Marcel Cardoso Publicado em 19/04/2022, às 14h00
A Gol Linhas Aéreas e o site Mercado Livre fecharam um acordo para que seis Boeing 737-800 sejam convertidos em cargueiros, a fim de que eles atuem exclusivamente para o serviço de comércio eletrônico (e-commerce).
Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da companhia aérea e passarão pelo processo de conversão para cargueiros no centro de manutenção de Confins (CNF). Este processo é designado como 737-800BCF (Boeing Converted Freighter), onde cada aeronave terá capacidade para receber até 24 toneladas, além da cor e da logomarca do Mercado Livre.
Três delas entram em operação no segundo semestre deste ano. Outras três serão integradas à frota até o terceiro trimestre de 2023. O acordo considera também a opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025.
O negócio faz parte do pacote de investimentos de R$ 17 bilhões que o Mercado Livre anunciou para este ano no Brasil. Por intermédio da divisão de logística da Gol, a Gollog, a empresa espera reduzir em até 80% o tempo de entrega para rotas mais longas, como as regiões Norte e Nordeste, e em até 50% em rotas médias, como o Centro-Oeste.
“A expansão da frota aérea é vital para seguirmos com a missão do Mercado Livre de democratização do comércio eletrônico e torna-se ainda mais latente em um país de dimensões continentais como o Brasil”, segundo o vice-presidente Sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes.
A parceria não vai alterar o plano da Gol em encerrar o ano com 136 aeronaves, sendo 44 737 MAX 8 e 92 737 NG (-700 e -800). Segundo a companhia, a combinação do uso das seis aeronaves no transporte de cargas e a aceleração na renovação da frota da versão anterior para o 737 MAX permitirá maior diluição dos custos fixos, redução da ociosidade existente e incremento de novas oportunidades de geração de receitas auxiliares.