Durante o voo de translado após participar do Catarina Aviation Show o G700 quebrou um recorde de velocidade entre São Paulo e Nova York
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 08/07/2024, às 16h00
O G700 atingiu a marca de 100 dias desde a emissão do certificado de tipo pela agência norte-americana de aviação (FAA, na sigla em inglês). Embora tenha pouco mais de três meses, o novo flagship da Gulfstream obteve diversas marcas no período, incluindo a primeira venda no Brasil.
E justamente sua participação no Brasil rendeu uma importante marca, com novos recordes de velocidade entre pares de cidades, incluindo o voo entre São Paulo a White Plains, em Nova York, em 8 horas e 46 minutos, com uma velocidade média de Mach 0,90 ou superior. O recorde foi obtida no voo de retorno do avião aos Estados Unidos, após participar do Catarina Aviation Show. Outra marca importante foi ligando Paris a Montreal em 6 horas e 16 minutos, também com velocidade média de Mach 0,90.
Ambos os voos aguardam aprovação da Associação Aeronáutica Nacional dos EUA e da Fédération Aéronautique Internationale, que tem sede na Suíça, para reconhecimento oficial como recordes mundiais. No total, o G700 tem pouco mais de 700 horas de voos operacionais e conquistou quase 60 recordes de velocidade.
No período o G700 ainda obteve um importante acordo no Brasil, sendo a primeira vez que um avião de cabine larga e alcance intercontinental é incorporado a frota de uma empresa de compartilhamento brasileira.
Nos últimos 100 dias a Gulfstream ainda obtece certificações adicionais, inclusive da EASA, a agência europeia de segurança da aviação, juntamente com validações de certificados de tipo de oito países, incluindo o México, além do aumento constante de horas de voo e entregas ao redor do mundo.