FCAS é um projeto multinacional europeu de alta ecnologia
Por André Magalhães Publicado em 19/07/2022, às 08h00
O futuro caça de próxima geração europeu, conhecido como FCAS, deverá fazer seu voo inaugural até 2027. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido ontem (18), durante o Farnborough Airshow 2022.
Todavia, o projeto está em fase de definição de parceiros, sem um conceito final definido e quais capazidade serão adicionadas ao avião. Possivelmente, o primeiro protótipo será um demonstrador de tecnologia, que será aperfeiçoado na sequência.
“Um novo avião será revelado nos próximos cinco anos, como parte principal do programa de aeronaves de combate da próxima geração do Reino Unido: o Future Combat Air System (FCAS)”, publicou a Defesa britânica.
A primeira aeronave de demonstração já está em desenvolvimento, contando com parceiros da indústria, o Team Tempest, e o próprio ministério da Defesa britânico. Os trabalhos envolvendo a produção do FCAS estão ocorrendo nas instalações da BAE Systems, nos arredores de Preston, no norte da Inglaterra.
Pouco se sabe sobre o futuro caça, mas será uma aeronave supersônica e tripulada, que vai incluir uma série de novas tecnologias, incluindo a integração de recursos compatíveis com furtividade, ou seja, sendo invisível aos radares.
"O FCAS é um programa empolgante, dinâmico e inclusivo, que precisa de uma diversidade de pessoas, ideias e habilidades trabalhando juntas", disse Richarrd Berthon, diretor do programa FCAS.
O Reino Unido trabalha em parceria com a Itália e o Japão, compartilhando ideias e pesquisas para alavancar o projeto. Os três países já compartilham experiências com seus caças F-35, aumentando o intercâmbio tecnológico e operacional.