Futuro bombardeiro B-21 Rider já tem seis unidades em produção

Primeiro voo da aeronave deverá acontecer entre este ano e o próximo

Por André Magalhães Publicado em 10/02/2022, às 16h25

B-21 Rider irá substituir o temido e caro Northrop Grumman B-2A Spirit - Northrop Grumman / Divulgação

A Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) confirmou que seis bombardeiros furtivos Northrop Grumman B-21 Rider estão em fase de construção na unidade da empresa em Palmdale, Califórnia.

A informação veio por meio do major-general Jason R. Armagost (Chefe do Comando Geral de Ataque da Usaf) durante sua fala na Cúpula de Dissuasão Nuclear de 2022.

O major Jason disse que ainda não pode falar quando será o primeiro voo, mas acredita que seja logo após a revelação das primeiras aeronaves.

No futuro a Usaf vai estar equipada com o B-21 Rider e com o veterano B-52 Stratofortress | Foto: Divulgação

 

Também foi ressaltado pela autoridade militar que testes em vários sistemas do futuro bombardeiro estão sendo feitos, inclusive o software do sistema de combustível “já está pronto para uso”.

O B-21 Rider será o futuro bombardeiro da força aérea norte-americana, a aeronave com capacidades furtivas irá substituir o B-2A Spirt (do mesmo fabricante). O bombardeiro stealth está em serviço desde 1997. Além da secreta tecnologia embarcada, o avião ficou conhecido por ser o mais caro da história: cada unidade custou cerca de 2,1 bilhões de dólares.

Bombardeiro B-2A Spirt está entre as aeronaves que os Estados Unidos nunca exportaram, outro exemplo é o F-22 Raptor | Foto: Divulgação

 

A Usaf planeja adquirir inicialmente 21 unidades, contudo, uma força final de 142 aeronaves pode se tornar realidade. Com a chegada dos novos aviões, dois clássicos bombardeiros dos EUA saem de cena: o B-2 Spirit e o B-1B Lancer; e permanecem o B-21 Rider e o veterano B-52H (que vai passar por uma completa modernização).

aeronave notícias de aviação avião aviação Northrop Grumman bombardeiro EUA B-21 Rider

Leia também

Indonésia fecha acordo para a compra de 42 caças Rafale
Embraer e FAB chegam a um acordo na redução no pedido do KC-390
Embraer formaliza processo para certificação do eVtol à Anac
Kim Kataguiri cria projeto para proibir o uso de aviões da FAB por familiares de autoridades