O futuro avião elétrico ES-30 terá sistema de baterias avançadas e modulares da BAE System
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 04/04/2023, às 12h00
A britânica BAE Systems, e sueca Heart Aerospace, fabricante de aviões elétricos, anunciaram um acordo para viabilizar o sistema de baterias para serem usadas em aeronaves de propulsão elétrica.
O projeto prevê viabilizar o sistema de baterias do avião regional elétrico ES-30, que será integrado ao projeto e poderá ajudar tornar realidade a eletrificação da aviação comercial.
O ES-30 planeja ter capacidade para até trinta passageiros, com alcance de 200 quilômetros, voltado para operações regionais. O projeto prevê ainda uma versão híbrido de reserva estendido de 400 quilômetros. Além disso, essa versão poderá voar por até 800 quilômetros, mas com 25 lugares.
O novo avião será impulsionado por quatro motores elétricos e promete uma economia em escala à medida que a tecnologia de baterias amadurecer. As possibilidades de atualização da bateria permitem um aumento de energia utilizável com o mesmo peso, resultando em tempos de voo mais longos e opções de rota expandidas.
"Nossa solução se baseia em décadas de experiência na entrega de tecnologias e sistemas necessários para o progresso do transporte sustentável", disse Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente geral de Soluções de Controle e Aviônicos da BAE Systems. "Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Heart Aerospace no inovador sistema de bateria para seu avião elétrico."
A BAE System atua há mais de 25 anos na eletrificação de veículos industriais pesados e planeja usar essa experiência na viabilização de uma bateria aeronáutica de alto rendimento e baixo peso estrutura. O trabalho será conduzido nas instalações de Endicott, Nova York.
"A vasta experiência da BAE Systems no desenvolvimento de baterias para aplicações terrestres pesadas e sua experiência no desenvolvimento de sistemas críticos de controle de segurança para a indústria aeroespacial fazem da companhia a parceira ideal nesse importante passo para o ES-30 e para a indústria aeronáutica", explicou Sofia Graflund, diretora operacional da Heart Aerospace. "Estamos ansiosos para descarbonizar as viagens aéreas em conjunto".
A Heart Aerospace tem um total de 230 pedidos e 100 opções para o ES-30, juntamente com uma carta de intenção para mais 108 aviões.