Versão mais recente do Hercules se destaca por capacidades acima dos modelos anteriores
Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação Publicado em 15/10/2019, às 18h00 - Atualizado às 19h24
Frota global do C-130J acumula mais de 2 milhões de horas de voo em 20 anos de operação
A frota global do C-130J Super Hercules atingiu a marca de 2 milhões de horas voadas. A marca histórica ocorre após 23 anos do primeiro voo da série “J”, lançada no início dos anos 1990 e que conta com uma série de melhorias em relação aos modelos anteriores.
Atualmente 22 operadores, em 18 países, utilizam o C-130J em distintas missões como missões de combate, transporte, reabastecimento em voo, operações especiais, resgate aeromédico, assistência humanitária, busca e salvamento, reconhecimento climático e combate a incêndios florestais. Recentemente a Lockheed Martin lançou a versão comercial, designada como LM-100J.
O C-130J conta com uma série de melhorias em relação aos C-130E/H, como novos motores Rolls-Royce AE 2100-D3, hélices em material composto, sistemas e suíte de aviônicos digitais, Head-up Display (HUD), melhorias em sistemas elétricos e hidráulicos, entre outros. As alterações possibilitaram um alcance 40% maior e velocidade máxima 21% superior aos modelos anteriores, enquanto a distância de decolagem se tornou 41% menor.
O modelo foi declarado operacional nos Estados Unidos em 1999, mas ao contrário das expectativas iniciais o C-130J não se tornou um substituto natural aos C-130 anteriores. Modelos mais antigos passaram a ser modernizados, mesmo que com desempenho inferior a série J, os custos se mostraram muito menores do que adquirir uma aeronave nova.
Atualmente a força aérea dos Estados Unidos possui a maior frota C-130J, sendo utilizados pelo Comando de Mobilidade Aérea, comando de combate aéreo, comando de ensino e treinamento aéreo, comando de operações especiais e unidades da guarda aérea nacional e da reserva da força aérea.
Atualmente o C-130 é um dos únicos aviões a terem uma produção ininterrupta por mais de seis décadas. Seu primeiro voo ocorreu em 23 de setembro de 1954, quando ainda era considerado um cargueiro pesado.