Frota de jatos treinadores T-45 Goshawk, da Marinha dos EUA, está paralisada por segurança, por problemas no motor
Por André Magalhães Publicado em 25/10/2022, às 09h05
A Us Navy, a Marinha dos Estados Unidos, paralisou a operação da frota dos jatos treinadores T-45C Goshawk devido a uma falha no motor descoberta no começo do mês.
Esta paralisação nas operações é considerada como critério de segurança por parte das autoridades. Toda a verificação está sendo feita nos motores Rolls-Royce Turbomeaca F405-RR401.
"A análise de engenharia está em andamento e continuará até que possamos retornar com segurança da frota dos T-45 a um status de voo para apoiar o treinamento”, segundo o contra-almirante da PEO T, John Lemmon.
O jato T-45C Goshawk é utilizado na instrução dos jovens aviadores navais da Us Navy (Marinha) e dos Us Marines (Fuzileiros Navais) nos procedimentos de pouso e decolagens em porta-aviões.
Após um considerável tempo de instrução, os novos aviadores navais migram para aviões de alta performance, como o F/A-18 Super Hornet e os F-35B/C.
A formação dos pilotos de caça da Marinha do Brasil (MB) acontece em parte nos Estados Unidos, justamente nos jatos T-45 Goshawk. Isto ocorre após a formação inicial de aviador junto a FAB, na Academia da Força Aérea.
Os pilotos de asa fixa da MB voam no Esquadrão VF-1, que opera o AF-1 Skyhawk. Apesar da marinha não operar um porta-aviões, as atividades do esquadrão (interceptação, ataque e vigilância aeronaval) continuam.