Funcionários de empresa indiana fraudaram o programa de fidelidade da Qantas, prejudicando mais de oitocentos passageiros
Por Marcel Cardoso Publicado em 08/10/2024, às 08h23
Mais de oitocentos passageiros da Qantas foram afetados por uma fraude relacionada ao programa de milhas da empresa. O incidente, ocorrido em julho, foi confirmado oficialmente ontem (7).
Dois contratados da empresa Air India SATS, que presta serviços de solo e carga em cinco grandes aeroportos da Índia, foram afastados após serem acusados de cancelar reservas e fazer alterações não autorizadas. Por meio de sistemas externos, os meliantes tentaram transferir pontos de programas de fidelidade para contas controladas por eles e também tiveram acesso a dados pessoais.
Em nota ao jornal britânico Daily Mail, a Qantas pediu desculpas aos pelo ocorrido e disse que o incidente impactou várias companhias aéreas. A companhia acrescentou que, ao tomar conhecimento da fraude, agiu em conjunto com seus parceiros para reforçar a segurança de seus sistemas. "Trabalhamos em estreita colaboração com nossos parceiros aéreos para proteger seus sistemas e evitar que esse problema ocorra novamente", segundo um trecho.
A empresa finalizou dizendo que o caso não foi resultado de um ataque cibernético, mas sim de "um caso de dois funcionários desonestos de um dos nossos fornecedores que abusaram de sua posição para roubar fraudulentamente pontos do programa de fidelidade". Todos os pontos e créditos de status dos passageiros afetados foram restaurados e nenhuma reserva foi comprometida, segundo a Qantas.
Autoridades indianas estão investigando o caso.