Reabilitação do aeroporto de Porto Alegre inclui retomada de voos domésticos já próxima semana
Por Micael Rocha Publicado em 18/10/2024, às 07h30
A concessionária Fraport Brasil anunciou que menos de cinco meses após as enchentes no Rio Grande do Sul, a empresa finalizou a segunda fase das obras de reabilitação do Aeroporto de Porto Alegre. A partir de 21 de outubro, os voos domésticos serão retomados, com pousos e decolagens em uma pista parcialmente restaurada, que será ampliada até o fim do ano.
De acordo com a administradora do aeroporto, as obras incluíram a recuperação de 1.400 metros da pista principal, taxiways Delta, Mike-4, Foxtrot e Tango-Lima, além de equipamentos essenciais como o sistema de manuseio de bagagem, escadas rolantes e subestações de energia.
Além dessas obras, mais de 1.200 trabalhadores estiveram envolvidos no processo de readequação às operações normais do terminal, que seguiu as normas de segurança aeronáutica aplicáveis. Durante a primeira quinzena de outubro, voos de teste foram realizados pelo GEIV para aferição dos sistemas de navegação.
A empresa afirmou que a operação inicial contará com até 128 voos domésticos diários, das companhias Azul, Gol e Latam, com destinos para São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais. A pista completa deve estar pronta até dezembro, quando os voos internacionais serão retomados, incluindo rotas para Buenos Aires e Cidade do Panamá.
Além dos serviços de embarque e desembarque, o aeroporto contará com 70% de suas operações comerciais em funcionamento, incluindo novas lojas e restaurantes. O check-in continuará sendo realizado na área internacional, e os passageiros devem seguir as orientações das companhias aéreas sobre horários e procedimentos de embarque.