Fornecedora da Boeing faz nova proposta para encerrar greve nos EUA

Spirit AeroSystems elaborou proposta de quatro anos com aumento salarial garantido de 23,5%

Por Wesley Lichmann Publicado em 28/06/2023, às 11h55

Spirit AeroSystems é responsável pela montagem da fuselagem do 737 MAX - Boeing

A Spirit AeroSystems e a Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais (IAM), chegaram ontem (27), a um acordo para encerrar a greve na fábrica da principal fornecedora da Boeing em Wichita, no estado de Kansas, nos Estados Unidos. 

Aprovado por unanimidade pelo comitê de negociação da IAM, cerca de 6 mil trabalhadores associados devem aprovar o novo contrato trabalhista de quatro anos, que inclui aumento salarial garantido de 23,5%, gratificações anuais e subsídio de custo de vida, bônus de assinatura de US$ 3.000 e a permanência do plano básico de saúde. 

"Ouvimos com atenção e trabalhamos duro em nossas conversas nos últimos dias para entender melhor e abordar as prioridades de nossos funcionários representados pela IAM", disse Tom Gentile , presidente e CEO da Spirit AeroSystems

A votação da proposta da Spirit AeroSystems está programada para ocorrer amanhã (29), caso aprovado por maioria simples os funcionários da empresa voltariam aos seus postos de trabalho na próximo dia 5 de julho.

O novo contrato resulta de negociações iniciadas no sábado passado entre a empresa e representantes ​​da IAM, mediadas pelo Serviço Federal de Mediação e Conciliação.

A Spirit Aerosystems é responsável por grande parte da estrutura dos jatos da família 737 MAX, principal produto e fonte de receita da Boeing.

Em Wichita, são produzidas a fuselagem dos jatos de corredor único e componentes e peças para outras aeronaves, incluindo programas da Airbus. A unidade emprega cerca de 11 mil dos 12,7 mil funcionários da fabricante de aeroestruturas.

A greve ocorre no momento em que a Boeing programa o aumento da taxa média de produção do 737 MAX de 31 para 38 por mês.

Boeing 737 MAX 737 Boeing 737 MAX Produção Indústria Mercado MAX Spirit AeroSystems fábrica Fornecedora

Leia também

Companhia aérea iraquiana recebeu seu primeiro Boeing 787
Riyadh Air seleciona motores GE para equipar mais de 35 Boeing 787