Força aérea dominicana recebe réplicas do T-27 Tucano

Força aérea da Republica Dominicana recebeu seus primeiros dois aviões experimentais inspirados no T-27 Tucano

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 19/12/2023, às 16h00

TP-75 é uma versão experimental inspirada no T-27 Tucano - FARD

A Força Aérea da República Dominicana (FARD) recebeu seus dois primeiros novos aviões de treinamento básico, os Tucano-R, da italiana Flying Legend Company. Designados como TP-75 Dulus, os aviões foram criados como réplicas do T-27 Tucano, em versão reduzida, e vendidos como kits dentro das regras da aviação experimental e destinados a voos desportivos.

Embora sejam aviões planejados para voos esporádicos, em finais de semana, com uma produção do tipo “monte em casa” (homebuilt, em inglês), a FARD planeja empregar o TP-75 no treinamento básico, missões de patrulha e reconhecimento de fronteira.

A entrega das primeira duas unidades, no último dia 12, contou com a presença do presidente dominicano, Luis Rodolfo Abinader Corona.

CO presidente dominicano, Luis Rodolfo Abinader Corona (centro) participou da entrega dos primeiros dois aviões

 

O Tucano-R é uma réplica em escala reduzida do treinador brasileiro T-27 e comercializados globalmente com foco em pilotos desportivos que buscam um avião de elevado desempenho, mas com baixo custo operacional. Segundo dados do fabricante, a hora de voo em operação desportiva custa, em média, 60 dólares.

A força aérea dominicana escolheu o modelo qquipado com o motor Rotax 915iS turbo, que oferece 140 hp e proporcionam ao avião uma velocidade de cruzeiro de 150 nós (278 km/h) e velocidade máxima de 155 nós (287 km/h).

Os Tp-75 são equipados com o motor Rotax 915iS turbo, de 140 hp

Por ser vendido em forma de kit, onde o proprietário pode personalizar e instalar uma série de equipamentos conforme suas necessidades e disponibilidade financeira, existem cinco opções de motorização, todos da família Rotax, entre os modelos 912, 914 e 915 e suas variantes. O alcance varia entre 1.166 quilômetros e 1.463 quilômetros, dependendo do motor escolhido. Já a aviônica também depende do interesse do proprietário, que pode variar entre diversos modelos e configurações.

No caso da FARD, oito aviões serão finalizados localmente, entregues na forma de kits. A escolha do nome TP-75 Dulus foi criada em homenagem aos 75 anos da FARD e o nome Dulus é uma pequena ave, símbolo da República Dominicana.

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