Em meio a tensões com China, país investe em produtos bélicos dos EUA
Por André Magalhães Publicado em 19/11/2021, às 14h20 - Atualizado em 21/01/2022, às 09h22
Caça F-16 é o principal caça dos Estados Unidos e de parte de seus maiores aliados | Foto: Lockheed Martin
A força aérea de Taiwan inaugurou a primeira unidade equipada com os caças F-16V Block 70, na base aérea de Chiayi. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (18) e contou com a presença da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.
Taiwan tem atualizado parte de sua frota de 141 caças F-16 A/B, para a versão Block 70, também conhecida como F-16V, 64 unidades já estão no novo padrão. Com novos aviônicos, radar, um sistema de navegação GPS de precisão, entre outras melhorias, é a mais atualizada versão da aeronave.
A nova unidade aérea é vista como uma aposta por parte de Taiwan as ameaças da China, que frequentemente, realizam voos com aeronaves militares próximo ao espaço aéreo taiwanês, isso porque Pequim considera Taiwan um de seus territórios.
Versão não tripulada de avançado caça russo é divulgada em vídeo
Para ter uma defesa contra a gigante China, o governo de Taiwan tem investido no setor militar e tem como provedor de armamentos os Estados Unidos.
Os F-16V Block 70 de Taiwan podem levar, por exemplo, os avançados mísseis ar-ar AIM-9X Siderwinder. Vale ressaltar que, até o final de 2023, todos os caças serão modificados para a versão Block 70, tornando a nação com maior número de caças F-16 na Ásia.
No entanto, apesar de fortalecer sua força aérea, que ainda é equipada com caças Mirage 2000, Taiwan ainda fica abaixo do poderio bélico chinês que conta com diversas aeronaves, incluindo o caça furtivo J-20.