Foguete de Elon Musk lançará satélites da Força Aérea Brasileira

Satélites irão ajudar na vigilância de bens naturais e no combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal

Por André Magalhães Publicado em 24/05/2022, às 14h15

- SpaceX

A Força Aérea Brasileira anunciou que os dois satélites de sensoriamento remoto Carcará I e Carcará II serão lançados por um foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.

O lançamento ocorrerá amanhã (25), às 15h25, a partir do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida. O local é o mesmo onde a SpaceX lança seus foguetes em contratos com a Nasa e a força aérea dos Estados Unidos.

O lançamento será acompanhado do Centro de Operações Espaciais (Cope), sediado em Brasília. Além disto, haverá transmissão ao vivo do canal da SpaceX no YouTube, onde será possível acompanhar todo o processo.

Os satélites fazem parte do Projeto Lessonia 1, que consiste na aquisição de uma constelação de satélites de baixa órbita, que vão atender as necessitadas estratégicas das Forças Armadas e de outros órgãos governamentais.

A SpaceX foi a escolhida para este lançamento há vários meses, sem qualquer ligação com a recente visita de Elon Musk ao Brasil. O contrato com a empresa espacial foi assinado em 2019.

O Projeto tem um sistema de imageamento que utiliza um sensor ativo de detecção capaz de gerar imagens de alta resolução que irão ajudar contra tráfico de drogas e a mineração ilegal.

Também está incluso no projeto a atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios e visualização de queimadas, entre outros objetivos em prol da Zona Econômica Exclusiva.

Outras características técnicas do Carcará I e Carcará II é seu baixo peso, com apenas 100 kg. Os satélites serão alimentados através dos cinco paneis solares com potência de 300W.

aeronave notícias de aviação avião aviação Brasil EUA SpaceX Espacial FABSatélites

Leia também

Boeing lança com sucesso nave espacial que concorre com Elon Musk
Primeiro estágio de foguete pousa de volta em plataforma