Festa em fazenda causa congestionamento de aviões em Goiás

Festa no município de Aruanã, no interior de Goiás, provocou forte procura por aviões executivos em Brasília e Goiânia

Por Wesley Lichmann Publicado em 14/12/2023, às 11h10

King Air é um dos principais aviões utilizados no Brasil - Divulgação

Uma festa promovida ontem (13), pelos donos da JBS, em uma fazenda no munícipio de Aruanã, Goiás, provocou um congestionamento de aviões executivos no interior do estado da região Centro-Oeste.

Com mais de mil convidados, a intensa movimentação para a propriedade localizada a quinhentos quilômetros de Brasília, provocou uma forte procura por voos privados, resultando na indisponibilidade de locação de aviões na capital federal, um dia antes dos festejos.

Além dos voos particulares, foram fretados dois ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas, transportando convidados com origem no aeroporto internacional de Guarulhos, na grande São Paulo.

A fazenda Santa Luzia conta com uma pista (18-36) com 2.000 metros de comprimento por trinta metros de largura, podendo receber aeronaves de diversas categorias desde pequenos monomotores a pistão até modelos regionais, como o caso do ATR, com as operações sendo permitidas de forma visual (VFR diurno). O aeródromo conta também com dois hangares.

Para receber o grande volume de aeronaves, procedimentos seguindo regras visuais para pouso em ambas as cabeceiras foram criados, incluindo uma frequência de coordenação do tráfego.

Goiás aeródromo movimentação fazenda Festejos Aviões executivos Centro Oeste

Leia também

Voos na aviação executiva tiveram queda em outubro
Avião executivo da Embraer é o mais usado nos EUA