Falha estrutural em motor do A380 obrigará operadores a revisar o conjunto propulsor

Autoridade dos EUA torna mandatória revisão extra após avião da Air France perder parte do motor em voo

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação Publicado em 18/08/2019, às 17h39 - Atualizado às 17h45

Imagem do motor parcialmente destruído após falha catastrófica. Componentes foram encontrados sob o gelo da Groelândia

Após falha estrutural em um dos motores, que se desintegrou em voo, os operadores do A380 deverão revisar os propulsores GP7200, da Engine Alliance. A norma foi emitida pela FAA, a autoridade de aviação civil dos Estados Unidos, que através de uma Diretriz de Aeronavegabilidade (AD) tornou mandatório uma inspeção referente a rachaduras e desgastes nos motores GP7200.

O documento foi emitido após a investigação referente a um motor GP7200, instalado em um A380 da Air France, perder parte de sua estrutura em pleno voo, em 2017. Na ocasião a seção do fan se desintegrou, gerando o colapso de outras partes do sistema.

LEIA TAMBÉM

Após uma longa busca os principais componentes foram encontrados em julho, em uma região isolada da Groelândia, já sob o gelo. A inspeção mostrou que houve falha estrutural no cubo do fan, que ocasionou o incidente. A diretriz torna obrigatório todos operadores do A380 equipados com o GP7200 realizarem uma série de novas inspeções antes de sobrevoarem o espaço aéreo dos Estados Unidos. Com isso, a norma se torna global, visto que uma AD se torna usualmente mandatória em todos os países.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Airbus Air France A380 Groelândia Engine Alliance GP7200