FAB resgata indígena gestante em Roraima

Indígena foi transportada por um H-60L da FAB até a capital de Roraima para cuidados médicos

Por André Magalhães Publicado em 13/01/2023, às 12h25

Fatores climáticos adversos dificultaram a operação de resgate - FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a evacuação aeromédica de uma indígena gestante na comunidade Wanapiki, localizada próximo à região de Surucucu, no estado de Roraima (RR). Um helicóptero H-60L Black Hawk foi utilizado na missão de resgate realizada na última quarta-feira (11).

A gestante apresentava complicação sérias que colocavam em risco a própria vida e também do bebê. A indígena foi levada para Boa Vista, capital do estado, onde foi conduzida para um hospital.

Operação foi coordenada entre os ministérios da Saúde e da Defesa - FAB

 

A aeronave do esquadrão Hárpia, sediado na base aérea de Manaus, foi acionada para a missão que solicitada pelo Ministério da Saúde e coordenada pelo Ministério da Defesa.

O voo durou aproximadamente quatro horas e foi necessário um pouso para reabastecimento. A missão de resgate ainda encontrou fatores climáticos adversos dificultaram o voo.

“As dificuldades logísticas aliadas à meteorologia adversa, inerentes à Região Amazônica, tornam a missão de salvar vidas um desafio extremamente gratificante”, disse Michelson Abrahão Assis, piloto da aeronave e comandante do esquadrão Hárpia.

Black Hawk FAB helicóptero resgate Amazonas H-60L Gestante índigena esquadrão Hárpia

Leia também

Aviação de Busca e Salvamento da FAB completa 55 anos
Helicóptero da FAB resgata atleta de parapente no Rio Grande do Norte