Terceira unidade do Airbus SC-105 Persuader amplia a capacidade de socorro prestado pelo Brasil
Por Gabriel Benevides Publicado em 14/12/2020, às 11h00 - Atualizado às 14h39
Últimos SC-105 adquiridos pela FAB contam com capacidade de reabastecimento em voo, ampliando sua autonomia
Mais um avião de salvamento e resgate chegou a frota da Força Aérea Brasileira, que recebeu seu terceiro C295 (SC-105, na designação militar).
A aeronave, matrícula FAB 6552, chegou ao Brasil no último dia 9 e foi incorporado ao Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), localizado na Base Aérea de Campo Grande, que desempenha a função de busca e salvamento (SAR, na sigla em inglês).
O avião conta com dezenas de sensores óticos e radares em sua fuselagem e um radome, assegurando ao avião o rastreamento de pessoas em alto-mar e terra, incluindo objetos. Para os tripulantes, o SC-105 conta com janelas em formato bolha, para facilitar o monitoramento durante as buscas.
“A Força Aérea Brasileira recebe um vetor estratégico que assegura a capacidade de realizar busca e salvamento em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados de responsabilidade do Estado brasileiro, ou ainda realizando missões de evacuação aeromédica, socorro em voo, e outras missões humanitárias em todo território nacional e na América do Sul”, explicou o Heraldo Luiz Rodrigues, tenente-brigadeiro do ar e diretor-geral do DECEA.
Com a disponibilidade de três SC-105 Persuader, o Brasil amplia o seu cumprimento acerca das normas e recomendações internacionais no atendimento de missões de busca e salvamento. Além disso, a FAB pode utilizar sem maiores restrições outras aeronaves para auxílio em casos de busca, ampliando ainda mais sua capacidade.
“Com o mais novo SC-105 Amazonas SAR, as tripulações do Esquadrão Pelicano estarão, 24 horas por dia, sete dias da semana, nos 365 dias do ano, aptas a cumprir a missão de controlar, defender e integrar o espaço aéreo sob a responsabilidade do Brasil”, anunciou o Valter Borges Malta, major-brigadeiro.