Durante a Conferência Internacional de Aviação de Caça a FAB destacou a importância do Gripen para o Brasil
Por André Magalhães Publicado em 25/11/2022, às 08h55 - Atualizado em 28/11/2022, às 08h55
Os militares da FAB participaram da International Fighter Conference (IFC), um importante evento da comunidade da Aviação de Caça, que foi realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, em Berlim, na Alemanha.
O Brasil durante a palestra o major-brigadeiro do ar, Raimundo Nogueira Lopes Neto, relatou a importância do F-39 Gripen para a FAB, bem como os desafios operacionais do novo vetor de caça. O avião está em fase de implantação operacional do Brasil.
“Hoje nós não temos dúvidas de que para manter, mesmo que temporariamente, a superioridade aérea, dependemos de um ambiente operacional composto por sofisticados sistemas integrados de defesa aérea. Foi esse o caminho que a FAB seguiu ao adquirir aeronaves modernas e capacitadas” disse o oficial.
Liderado pelo general reformado dos EUA, Frank Gorenc, a conferência contou com a presença de 250 especialistas que discutiram vários temas relacionados ao emprego da aviação de combate.
Aplicação da Inteligência Artificial (IA) e fusão de dados, treinamento virtual, perspectivas da aviação de combate em pequenas e grandes Forças Aéreas e o futuro papel do piloto de caça, foram os princípais pontos da reunião.