FAB lançará foguete suborbital no Rio Grande do Norte

Foguete suborbital VS-30 será lançado no centro de lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte

Por Marcel Cardoso Publicado em 21/11/2024, às 08h12

O modelo tem oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido - Cecomsaer/Sargento Mônica

A Força Aérea Brasileira anunciou na última quarta-feira (20), o lançamento de um foguete suborbital no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, no próximo dia 29 de novembro.

A ação faz parte da Operação Potiguar, iniciada no início da semana. O foguete cruzará a atmosfera terrestre e servirá como veículo de sondagem. A operação foi dividida em duas fases e busca ampliar a capacidade da FAB em lançamentos espaciais. Segundo a instituição, essa iniciativa contribuirá para aumentar a autonomia do Brasil no setor aeroespacial.

Atualmente, a maior parte das atividades envolvendo veículos orbitais e suborbitais ocorre no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, que já possui 85% de sua capacidade prevista para 2025 comprometida.

De acordo com o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a primeira fase da operação faz parte de uma estratégia de ampliação da capacidade de lançamentos espaciais em apoio ao Programa Espacial Brasileiro (PEB).

Na fase inicial da operação, a FAB lançará o modelo de foguete de sondagem VS-30. Com oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido, o foguete será utilizado para o treinamento da equipe do centro de lançamento, além de testar equipamentos e processos envolvidos no lançamento. A operação também avaliará a funcionalidade dos sistemas de telemetria e resposta de radar durante o voo.

A segunda fase está programada para o segundo semestre de 2025. Durante esta etapa, será lançado um foguete semelhante ao inicial. O objetivo será qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecido como plataforma suborbital de microgravidade (PSM), que inclui um compartimento para experimentos e sistemas eletrônicos que interagem com a carga útil.

Segundo a FAB, ao final da operação, o Brasil deverá conquistar maior autonomia em lançamentos de veículos suborbitais, sendo capaz de realizar experimentos, coletar dados e recuperar a carga útil enviada ao espaço.

FAB VS-30 microgravidade Programa Espacial Brasileiro foguete suborbital foguetes no Brasil lançamentos espaciais Operação Potiguar CLBI Barreira do Inferno

Leia também

FAB intercepta aeronave com suspeita de estar recheada de drogas no AM
Suspensos voos de foguete da SpaceX