FAB intercepta avião com droga e prende bolivianos na Amazônia

Um avião com uma carga de drogas ingressou o espaço aéreo brasileiro sem autorização e foi interceptado pela FAB

Por Marcel Cardoso Publicado em 14/04/2025, às 09h32

Ação levou a apreensão de dois bolivianos e uma carga de drogas - FAB/Arquivo Cecomsaer

A Força Aérea Brasileira interceptou, ontem (13), um Seneca II que entrou sem autorização no espaço aéreo nacional, desencadeando uma operação conjunta que resultou na prisão de dois bolivianos e na apreensão de drogas.

A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), em parceria com a Polícia Federal e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron). O Seneca II foi detectado por radares do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) por volta das 9h, logo após cruzar a fronteira.

De acordo com os protocolos de policiamento aéreo, os pilotos da FAB realizaram medidas de averiguação, como reconhecimento visual e interrogação à distância. Diante da manutenção do comportamento irregular, foram emitidas ordens de mudança de rota. A aeronave, de matrícula PT-RBC, manteve sua trajetória, desceu e colidiu com o solo em uma área remota próxima à margem do rio São Manoel, na divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará.

Um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foi mobilizado para transportar os agentes da Polícia Federal responsáveis pelas Medidas de Controle no Solo (MCS). Durante a ação, dois cidadãos bolivianos foram presos e pacotes contendo substância análoga à maconha foram apreendidos nas proximidades da aeronave. A ocorrência se deu em uma região de difícil acesso, nas imediações da Aldeia Ariramba.

Os suspeitos e o material apreendido foram levados sob custódia para a cidade de Alta Floresta, no norte do Mato Grosso. A interceptação faz parte da Operação Ostium, integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que visa combater atividades ilícitas no espaço aéreo brasileiro por meio da atuação conjunta entre a FAB e os órgãos de segurança pública.

aeronave aviação FAB bimotor Interceptação Espaço Aéreo Mato Grosso Peru helicóptero Apreensão Polícia Federal Pará Seneca colisão notícias aviação Força Aérea Brasileira A-29 Super Tucano H-60 Black Hawk Invasão solo prisão Policiamento Aéreo Alta Floresta Intervenção PF Comae CINDACTA IV Operação Ostium segurança pública bolivianos GEFRON mudança de rota Proteção Integrada de Fronteiras MCS ilícitos aéreos PT-RBC averiguação interrogação Aldeia Ariramba rio São Manoel medidas coercitivas PPIF maconha Medidas de Controle no Solo

Leia também

Brasil e Portugal avaliam melhorias no KC-390 da Embraer
Tecnologia de visão noturna amplia capacidades do KC-390 da FAB