FAB assina contrato com a Azul para a compra de dois A330

Um dos A330 foi adquirido pela Azul apenas para atender aos requisitos da licitação

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/04/2022, às 20h36

Na Força Aérea Brasileira os novos Airbus A330 serão designados como KC-30 - Divulgação

A Força Aérea Brasileira e a Azul assinaram, hoje (18), o contrato para à aquisição de dois Airbus A330-200, que serão convertido no futuro para o padrão MRTT, para uso militar. O valor global do acordo é de aproximadamente US$ 80 milhões (R$ 375 milhões).

A Azul deverá fornecer para a FAB dois Airbus A330, um da própria frota e um segundo adquirido no mercado internacional apenas para atender a licitação.

O primeiro avião, de número de série MSN 1492, já estava em uso nos voos comerciais da Azul e foi originalmente encomendado pela colombiana Avianca. O avião realizou seu primeiro voo em 14 de abril de 2014, sendo entregue em outubro do mesmo ano para a Avianca, onde operou até meados de 2017, quando foi repassado para a Avianca Brasil (OceanAir). Dois anos depois foi adquidio pela Azul, onde foi registrado como PR-AIS e operou suas principais rotas internacionais.

A segunda unidade, de número de série MSN 1508, foi recém-adquirida pela Azul no mercado internacional para atender aos requisitos da FAB. O avião fez seu primeiro voo em 14 de março de 2014, sendo entregue em junho do mesmo ano para a Avianca. Mais tarde  foi entregue para a Avianca Brasil, onde recebeu a matrícula PR-OCK. Com a falência da empresa brasileira foi devolvido para a empresa de leasing, a Avolon, sendo negociado em 2019 com a britânica Titan Airways, onde recebeu a matrícula G-POWX. O avião estava estocado em virtude da crise sanitária.

A expectativa da FAB agora é receber os dois aviões e na sequência, em uma nova licitação, serem enviado para a Airbus, na Espanha, para conversão no padrão MRTT.

Ambos aviões já estão com suas matrículas reservada, se tornando assim o FAB 2901 e FAB 2902, sendo designados oficialmente como KC-30 e serão operados pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário, que por vários anos voou com quatro KC-137, derivados do Boeing 707.

Os veteranos KC-137 foram aposentados em 2013, quando a FAB passou a buscar um substituto para as missões de reabastecimento em voo e transporte estratégico.

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