F-35B britânicos conduziram exercício militar na Europa

Caça furtivo britânico voou ao lado dos Rafale, Mirage 2000, F-16 e F/A-18 de países aliados

Por André Magalhães Publicado em 21/06/2022, às 08h55

Versão do F-35B é capaz de pousar e decolar na vertical, ideal para operações embarcadas - RAF

O Reino Unido participou de um importante exercício militar conjunto com países europeus aliados, envolvendo o uso de diversos tipos de caças. Os F-35B lightning II britânicos participaram do exercício Ocean Hit, com a presença de caças F-16 gregos, F/A-18 suíços, além dos Rafale e Mirage 2000 da França.

Ao todo, 20 aeronaves fizeram parte do treinamento aéreo sobre a região do Golfo da Biscaia, situado entre a costa espanhola e francesa.

Ocean Hit 2022 🇨🇭🇬🇷🇬🇧🇫🇷 #FrenchNavy #avgeek #aircraft #Military #chasseembarquee #pilot #France #aircraftcarrier #Rafale pic.twitter.com/v3I8rkiL9j

— Chasse Embarquée (@ChasseEmbarquee) June 19, 2022

A operação em conjunto teve como propósito integrar as capacidades e fortalecer a parceria entre os países, sendo três deles da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Os caças stealths britânicos conduziram ataques simulados, enquanto os demais aviões suprimiram os sistemas de defesa aérea 'inimigos'.

"Trabalhar com a Otan e os parceiros europeus em um cenário de combate realista oferece uma oportunidade de integrar capacidades complementares e aprender uns com os outros. Em particular, aprendemos algumas lições valiosas sobre a integração ar-ar com nações parceiras", disse o comandante do 617 esquadrão inglês.

Os laços de parceria entre membros efetivos da Otan e de países aliados ficou mais evidente após o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O interesse de adesão na aliança militar voltou a ser um tema em debate, como é o caso da Suécia e Finlândia.

aeronave notícias de aviação avião aviação Rafale França Otan Caças Reino Unido F-16 Grécia Mirage 2000 Suíça f-18 hornet

Leia também

Caças F-35B ingleses migram para o leste europeu devido ao conflito na Ucrânia
Reino Unido está recebendo mais caças F-35B e pode ter lote adicional de 80 aviões