O piloto do F-16 foi resgatado em segurança; uma investigação já está em andamento para apuração das causas
Por André Magalhães Publicado em 12/05/2022, às 07h55 - Atualizado às 07h58
Um caça F-16C Fightning Falcon da Guarda Aérea Nacional da Dakota do Sul derrapou na pista do aeroporto regional de Sioux Falls, nessa quarta-feira (11), às 14h43 (hora local). Nas imagens compartilhadas na internet é possível ver o caça fora da pista e com o nariz no chão.
A @SoDak_ANG 114th Fighter Wing F-16 has crashed after sliding off the end of a runway in Sioux Falls. Officials say the pilot is safe. Find out more on @keloland.comhttps://t.co/NFiH4LPWhV pic.twitter.com/wIvAGkKAZ3
— Jacob Newton (@JacobWNewton) May 11, 2022
Veículos de emergência do aeroporto foram acionados para prestar apoio ao piloto e isolar a área onde ficou a aeronave. De acordo com informações da Usaf, o piloto passa bem e o caça estava retornando de uma missão de rotina.
Ainda foi relatado pelas autoridades que uma investigação será iniciada para apurar as causas do ocorrido.
O caça é pertecente ao 114º Asa de Caça que é sediado ao sul do aeroporto de Sioux Falls que divide suas operações entre voos militares e civis. Devido a isso é intensa a movimentação de aviões militares na região.
Este não foi o primeiro ocorrido com um F-16 da guarda aérea nacional neste ano. Em março, um caça de mesmo modelo caiu a oeste do estado norte-americano de Louisiana, o piloto da aeronave conseguiu ejetar em segurança e sem ferimentos graves.