Exposição sobre Santos Dumont marcará reabertura do Museu da TAM

O novo Museu da TAM será reaberto em Itu, com uma exposição sobre o 'Pai da Aviação'

Por Marcel Cardoso Publicado em 31/07/2024, às 09h02

Será possível conferir uma réplica do 14-Bis e do Demoiselle, além dos aviões São Paulo - FAB

No próximo dia 10 de agosto, o Museu Asas de um Sonho, conhecido como Museu da TAM, será reaberto em Itu, no interior de São Paulo, com a exposição “Santos-Dumont - Pioneiros da Aviação”.

Será possível conferir uma réplica do 14-Bis e do Demoiselle, além do avião São Paulo, o primeiro criado no Brasil e que foi desenvolvido pelo francês Dimitri de Lavaud, assim como os modelos Blériot XI, de Louis Blériot. Também serão expostos itens pessoais do aviador brasileiro, como óculos, luvas e gorro, livro, negativos fotográficos, relógio e o icônico chapéu Panamá.

O espaço irá abrigar inicialmente parte do acervo composto por mais de cem aeronaves históricas, entre elas o Republic P-47D Thunderbolt e o Supermarine Spitfire, ambos 2ª Guerra Mundial, bem como os Fokker F-27 e F-100, que fizeram parte da frota da TAM Linhas Aéreas.

 

O novo museu é uma iniciativa do empresário Marcos Amaro, fundador da Amaro Aviation e do espaço de arte comtemporânea Fama Museu. Ele é filho do comandante Rolim, que fundou a TAM e o museu junto de seu irmão, João Amaro. “Quero dar continuidade ao sonho de meu pai e meu tio, que montaram esse incrível acervo com muito esforço e ao longo de muitos anos”, disse Amaro.

O Museu Asas de um Sonho ficará no Centro Cultural Fábrica São Pedro, na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, no bairro Alto, em Itu. A entrada custará R$ 10 e estará disponível já no dia 10, a partir das 14 horas.

Santos Dumont São Paulo TAM museu exposição MArcos Amaro Itu Asas de um Sonho

Leia também

Projeto de reabertura do Museu da Tam avança
Museu da TAM será reaberto em novo endereço