Assinatura do contrato do radar SABER M60 aconteceu em feira militar aeronáutica no Chile
Por André Magalhães Publicado em 05/04/2022, às 19h15
A Embraer e o Exército Brasileiro assinaram contrato durante a FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio), que acontece nesta semana em Santiago, Chile, para ampliar o uso dos radares SABER M60 nas Unidades de Artilharias Antiaérea do Exército Brasileiro.
O contrato conta com a aquisição de quatro unidades adicionais de radares, em sua versão 2.0, e reforça a parceria estabelecida entre o Exército e a empresa brasileira.
O Exército Brasileiro já tinha como previsto no Planejamento Estratégico 2020-2023 a compra dos radares SABER M60.
O SABER M60 é um radar de artilharia antiaérea de baixa altura que possui desenvolvimento 100% nacional. O início da operação foi no ano de 2010, quando nossa força terrestre recebeu as primeiras unidades.
O equipamento radar faz a proteção de pontos estratégicos como indústrias, usinas e instalações governamentais ou mesmo pode ser integrado a qualquer outro sistema de defesa aérea, como o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).
Alguns pontos de destaques são: a tecnologia 3D, o alcance de 60 quilômetros e de até 16.400 pés de altura, além de rastrear até 60 alvos simultaneamente. Uma caracterítsica relevante é a fácil montagem do equipamento, que leva cerca de 15 minutos.