Exército Brasileiro assina contrato de aquisição de moderno radar da Embraer

Assinatura do contrato do radar SABER M60 aconteceu em feira militar aeronáutica no Chile

Por André Magalhães Publicado em 05/04/2022, às 19h15

Equipamento vai fortalecer a defesa antiaérea do Brasil - Embraer

A Embraer e o Exército Brasileiro assinaram contrato durante a FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio), que acontece nesta semana em Santiago, Chile, para ampliar o uso dos radares SABER M60 nas Unidades de Artilharias Antiaérea do Exército Brasileiro.

O contrato conta com a aquisição de quatro unidades adicionais de radares, em sua versão 2.0, e reforça a parceria estabelecida entre o Exército e a empresa brasileira.

O Exército Brasileiro já tinha como previsto no Planejamento Estratégico 2020-2023 a compra dos radares SABER M60.

O SABER M60 é um radar de artilharia antiaérea de baixa altura que possui desenvolvimento 100% nacional. O início da operação foi no ano de 2010, quando nossa força terrestre recebeu as primeiras unidades.

O equipamento radar faz a proteção de pontos estratégicos como indústrias, usinas e instalações governamentais ou mesmo pode ser integrado a qualquer outro sistema de defesa aérea, como o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

Alguns pontos de destaques são: a tecnologia 3D, o alcance de 60 quilômetros e de até 16.400 pés de altura, além de rastrear até 60 alvos simultaneamente. Uma caracterítsica relevante é a fácil montagem do equipamento, que leva cerca de 15 minutos.

aeronave notícias de aviação avião aviação Embraer Chile radar Exército Brasileiro Defesa Antiaérea

Leia também

Embraer apresentará KC-390 e A-29 em feira aeronáutica no Chile
Embraer irá apresentar seu portifólio de defesa em feira militar na Arábia Saudita