Exercício aéreo entre Brasil, Peru e Colômbia é finalizado na tríplice fronteira

Exercício Amazônia II envolveu os A-29 Super Tucano do Brasil e da Colômbia, além dos KT-1P do Peru e demais aeronaves

Por André Magalhães Publicado em 09/08/2023, às 08h14

Exercício ampliou capacidades e laços entre as três forças aéreas - FAP

O exercício Amazonas II, com a participação do Brasil, Colômbia e Peru, foi concluído na última segunda-feira (6), na região de fronteira, entre as cidades de Tabatinga, Letícia e Iquitos, nos territórios brasileiro, colombiano e peruano, respectivamente.

Por seis dias, aeronaves e militares dos três países realizaram diversos treinamentos em conjunto, visando a aprimoração, principalmente das táticas de combate a tráfegos ilícitos que ocorrem nestas nações. Além disso, o treinamento contribuiu para a ampliação dos laços de interação e cooperação entre as forças aéreas envolvidas.

A FAB utilizou na operação os caças leves A-29 Super Tucano, o avião de alerta aéreo antecipado E-99, os aviões de transporte C-98 Caravan e C-105 Amazonas e os helicópteros H-60L.

A Colômbia empregou no cenário operativo sua aviação de transporte, asas rotativas e caça, sendo que neste ultimo quesito, foram utilizados os A-29 do país. Por sua vez, o Peru trouxe o seu KT-1P, aeronave desenvolvida na Coreia do Sul, além de aviões de transporte e helicópteros.

"Ele (o exercício) permitiu que essas três Forças exercitassem os procedimentos de coordenação, de maneira a realizar a transferência dos tráfegos ilícitos que estão sendo acompanhados, nos seus respectivos países, para que o outro país possa interceptar essa aeronave e tomar as medidas necessárias para o controle do espaço aéreo",disse Francisco Bento Antunes, chefe do centro de operaçções aéreas conjuntas da FAB.

FAB Brasil Forças Aéreas Treinamento Exercício Peru Colômbia Amazônia II Operação Conjunta

Leia também

Helicóptero da Marinha caiu durante exercício em Goiás
KC-390 da FAB realiza treinamento de combate a incêndios