Índia deverá ser um dos maiores mercados para o conceito eVTOL e modelos de grande capacidade, como o Cavorite X7 ganham destaque no país
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 16/01/2024, às 15h00
A startup New Horizon Aircraft assinou uma carta de intenções (LoI, na sigla em inglês) com JetSetGo para um acordo de compra de cinquenta Cavorite X7, um modelo de eVTOL, com valor total de US$ 250 milhões. Além disso, o documento prevê um pedido adicional, com o mesmo número de unidades, o que caso seja integralmente realizado dobrará o valor do acordo.
A JetSetGo é uma empresa indiana, focada em voos sob demanda, utilizando uma frota de turboélices e jatos de negócios para atender as necessidades de transporte privado. A empresa opera desde jatos leves até modelo regional, configurado para até 25 passageiros, e voltado para demandas corporativas.
Recentemente a JetSetGo passou a investir também no conceito de mobilidade aérea urbana, apostando especialmente no potencial de mercado oferecido pelos eVTOL.
“Esta parceria ajudará a JetSetGo a entrar lucrativamente em novos mercados, aproveitando a versatilidade da plataforma Cavorite para concretizar a visão de Mobilidade Aérea Avançada na Índia”, destacou Kanika Tekriwal, CEO e cofundadora da JetSetGo.
Um dos diferenciais do Cavorite X7 é sua capacidade superior aos projetos padrão do mercado, oferecendo até sete assentos e uma carga paga (payload) de 680 quilos, com alcance estimado de 800 quilômetros e velocidade de cruzeiro de 450 km/h. Outro destaque é o sistema propulsor, que adiciona dezesseis fans elétricos embutidos nas asas, com um motor do tipo pusher. Os motores elétricos das asas e canard são acionados durante as operações de decolagem e pouso, mas durante voo de cruzeiro o sistema é coberto pelo revestimento das asas, mantendo assim um perfil aerodinâmico mais limpo.
“Estamos verdadeiramente honrados com este compromisso da JetSetGo, uma operadora líder de aviação privada com uma visão compartilhada de viagens regionais sob demanda mais sustentáveis e eficientes”, disse Brandon Robinson, CEO da Horizon.