eVTOL alemão recebe certificação nos Estados Unidos

O eVTOL desenvolvido pela Lilium é o primeiro a ser certificado nos dois maiores reguladores da aviação no mundo

Por Marcel Cardoso Publicado em 27/06/2023, às 08h52

Aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical já recebeu pedidos do Brasil e da Arábia Saudita - Lilium/Divulgação

A alemã Lilium anunciou ontem (26) que obteve a certificação G1 da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos para seus veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, os eVTOLs.


Em 2020, o fabricante havia recebido o mesmo certificado da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa), tornando-se a primeira empresa a obter a chancela dos dois maiores reguladores da aviação do mundo. "Este é um grande passo em direção ao nosso objetivo de alcançar a certificação antecipada de nossas aeronaves em mercados-chave para apoiar uma entrada mundial em serviço”, disse Alastair McIntosh, Diretor de Tecnologia da Lilium. 

Para permitir o início das operações comerciais, a Lilium está buscando a certificação simultânea do Lilium Jet por meio da validação pela FAA, através do Acordo Bilateral de Segurança da Aviação entre a União Europeia e os EUA. 

Em agosto de 2021, a Azul Linhas Aéreas anunciou a intenção de firmar um acordo comercial de até US$ 1 bilhão (R$ 4,77 bilhões) para a aquisição de 220 eVTOLs do fabricante alemão. "Como fizemos no mercado interno brasileiro nos últimos 13 anos, estamos ansiosos novamente, agora com a Lilium Jet, trabalhando para criar um mercado totalmente novo nos anos seguintes”, disse John Rodgerson, hoje CEO da companhia, na ocasião.

Estados Unidos FAA EASA Europa Evtol Lilium

Leia também

Arábia Saudita fechou acordo para a implantação de eVTOLs no país
Azul e Lilium anunciam acordo bilionário para eVTOL