EVE assina acordo com a Volatus para vertiportos

Software da Eve fornecerá maior segurança, capacidade e eficiência aos vertiportos da Volatus

Wesley Lichmann Publicado em 06/12/2022, às 08h55

Concepção artística de um dos vertiportos da Volatus. - Divulgação

A Eve Air Mobility, controlada pela Embraer, assinou uma carta de intenção (LoI, na sigla em inglês) com a Volatus Infrastructure para fornecer seu sistema de automação de vertiportos, que auxiliará no gerenciamento de tráfego aéreo dos eVTOL.

Com a previsão de massificação do uso de aeronaves elétricas urbanas, o novo software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (UATM) desenvolvido pela Eve, permitirá uma maior integração dos eVTOL e as demais aeronaves no espaço aéreo e fornecerá maior segurança, capacidade e eficiência aos vertiportos.

O projeto faz parte do compromisso compartilhado pelo setor de eVTOL de integrar e dimensionar as operações globais.

"É de vital importância colocar esses sistemas em funcionamento para que, quando a agência reguladora de aviação civil dos EUA [FAA] aprovar o primeiro veículo eVTOL, estejamos prontos para atendê-los. Juntos, edificaremos os fundamentos sobre o qual a indústria de mobilidade aérea urbana (UAM) se baseará nas próximas décadas", afirma Grant Fisk co-fundador da Volatus Infrastructure.

Segundo Andre Stein co-CEO da Eve, a empresa tornou-se líder no desenvolvimento da infraestrutura e do ecossistema necessários para a operação dos veículos aéreos no mundo todo, reforçando o compromisso e a estratégia de desenvolvimento da indústria.

“Este novo software será projetado especificamente para dar apoio e maximizar a capacidade e a eficiência dos vertiportos sem modificar o software já existente, projetado para outras finalidades", disse Stein.

Embraer Evtol Eve Software vertiporto Volatus

Leia também

Arábia Saudita fechou acordo para a implantação de eVTOLs no país
Mercado de eVTOLs deve movimentar cerca de R$ 540 bilhões