Europa começa a regulamentar ecossistema dos eVTOLs

Easa publicou marco pioneiro que visa regulamentar a operação dos eVTOLs no continente

Marcel Cardoso Publicado em 11/07/2022, às 05h42

O início da operação dos veículos elétricos de pouso e decolagem vertical será em 2026 - Embraer/Divulgação

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (Easa) publicou regras para a operação de táxis aéreos nas cidades, a primeira proposta abrangente de tais regulamentos a ser emitida em todo o mundo. 

O objetivo é promover o desenvolvimento de um novo ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM), para alcançar a integração segura de operações de aeronaves certificadas, visando a segurança das aeronaves no espaço aéreo do velho continente. Até o fim de setembro, o documento, que abrange as áreas de aeronavegabilidade, operações aéreas, licenciamento da tripulação e outros regulamentos, estará disponível para consulta pública. 

Ele complementa o material regulatório existente pela União Europeia voltado para as operações de sistemas de aeronaves não tripuladas, o sistema de gerenciamento de tráfego não tripulado e a certificação de aeronaves com capacidade para pouso e decolagem vertical, além das diretrizes para o projeto dos chamados ‘vertiports’.

Segundo o diretor executivo do órgão, Patrick Ky, “a publicação reforça a liderança que a Easa está mostrando nesta área de inovação. Ao mesmo tempo, fizemos o nosso melhor para abordar as preocupações gerais da sociedade e as expectativas dos cidadãos da UE em relação à segurança, proteção, privacidade, meio ambiente e ruído”.

As primeiras operações comerciais com os eVTOLs estão previstas para 2026.

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